Inflamação na gengiva e higiene na língua

Dentes bonitos, claros, bem contornados e corretamente alinhados é o sonho da maioria das pessoas. Mas não é somente isso que é composta a saúde bucal, outras regiões da boca devem receber a devida atenção, como uma boa higiene da língua e gengiva, para evitarmos a halitose e inflamação na gengiva.

Uma das regiões que mais resulta em problemas na saúde bucal, são as  gengivas, região tecido de mole que recobre uma grande. Está está sujeita a doenças como a gengivite e a periodontite

A gengivite é a inflamação a gengiva ao redor do dente, com aspecto vermelho, podendo ou não estar acompanhado de dor e comumente acompanhado de sangramento, a reversão da gengivite pode ser facilitada se o paciente procurar um profissional e realizar a escovação correta e a utilização do fio dental

A periodontite pode ser uma evolução da gengivite, mas as vezes não tem associação, apresenta os mesmos sinais e sintomas da gengivite, podendo em alguns casos resultar na perda do dentes, está doença deve ser acompanhada e o paciente deve seguir todas as orientações para haver o controle da doença.

Outra parte esquecida pelos pacientes é a língua. Ela deve ser escovada juntos com os dentes, a higienização deve ser feita com a própria escova, ou um raspador de língua. A limpeza não deve ser feita somente na parte da frente, mas atrás também, com a falta da escovação, pode haver a deposição de um material branco, que além de visualmente ter um aspecto ruim, podem causar o mau hálito.

Sobre o mau hálito você pode encontrar mais informações aqui.

Estes problemas relatados acima podem ser facilmente prevenidos, com uma visita ao seu dentista no período entre 4 em 4 meses ou dependendo de 6 em 6 meses. A orientação  do profissional é mais importante arma no arsenal contra o combate e prevenção destas doenças

Quer saber mais sobre inflamação na gengiva ou higiene da boca?